Search is not available for this dataset
text
stringlengths
0
2.88M
Link: <https://sul21.com.br/noticias/geral/2024/05/empresa-norte-americana-prestara-consultoria-a-prefeitura-na-recuperacao-de-porto-alegre/>
### Avalie isto:
---
Categorias:Catástrofe Climáticca, Enchente
Tags:catástrofe climática, cheias RS 2024, enchente 2024, featured<|endoftext|>## Lugares obrigatórios para conhecer em Porto Alegre
###### **Clique nos nomes para ver sua localização no Google Maps.**
**Clique nas fotos para ampliá-las**.
## Parques da Orla
Porto Alegre tem, atualmente 2 trechos da orla urbanizados que são ótimas atrações para turistas e para a população usufruir. O trecho 1 tem áreas para contemplação e diversos bares. Também possui um restaurante circular sobre as águas do Guaíba, todo envidraçado. Ótimo para beber uma cerveja, suco ou um chimarrão assistindo o espetáculo do Pôr-do-Sol. Já o trecho 3, tem enfoque esportivo com 29 canchas esportivas. Possui alguns bares também. Possui a maior pista de skate da América Latina. O trecho 2, que se localiza entre os trechos 1 e 3, ainda se encontra em projeto.
### Trecho 1 – Parque Moacyr Scliar
Orla Trecho 1 – Foto: Gilberto Simon
Orla Trecho 1 ao anoitecer – Foto: Gilberto Simon
Restaurante Gastrobar 360\. Foto: Gilberto Simon
Restaurante Gastrobar 360 à noite. Foto: Gilberto Simon
### Trecho 3 – Parque Jaime Lerner
Orla Trecho 3 – Foto: Alexandre Janicsek
Orla Trecho 3 – Foto: Alexandre Janicsek
Orla Trecho 3 – Foto: Alexandre Janicsek
Orla Trecho 3 – Foto: Alexandre Janicsek
Orla Trecho 3 – Foto: Alexandre Janicsek
Orla Trecho 3 – Pista de skate – Foto: Alexandre Janicsek
## Museus / Centros Culturais
**Fundação Iberê Camargo** – um museu projetado por um dos maiores e mais famosos e renomados arquitetos do mundo, o português Alvaro Siza Vieira. Após sua inauguração foi capa das principais revistas de arquitetura do mundo. Possui acervo de um grande artista, reconhecido internacionalmente, o Iberê Camargo. Periodicamente recebe exposições de artistas nacionais e internacionais. Imperdível!
Museu da Fundação Iberê Camargo. Foto: Gilberto Simon
**Museu de Arte do Rio Grande do Sul** – o principal museu de arte do estado, fica num prédio que era a antiga delegacia fiscal da cidade. Muito bonito, é considerado um dos principais museus de arte do país e recebe exposições de nível nacional e internacional. Possui um rico acervo de arte nacional.
Margs. Foto: Gilberto Simon
**Farol Santander (antigo Santander Cultural)** – um centro cultural artístico recebe exposições itinerantes de vários estados do país. É lindo internamente.
Farol Santander – Foto: Gilberto Simon
**Memorial do Rio Grande do Sul** – antiga sede dos Correios e Telégrafos na cidade, é importante centro cultural contendo um acervo do arquivo histórico do RS. Importante salientar que o Museu de Arte, o Santander e o Memorial ficam um ao lado do outro, podendo ser visitados em poucas horas os 3.
Margs (esquerda) e Memorial do Rio Grande do Sul (direita). Foto: Gilberto Simon
**Museu Júlio de Castilhos** – o mais importante museu histórico do Rio Grande do Sul, tem um riquíssimo acervo sobre a história dos gaúchos. Está instalado em dois antigos casarões de Porto Alegre, localizados na rua Duque de Caxias 1231 e 1205, no centro da cidade. O acervo do museu é voltado para a preservação e divulgação de materiais de várias épocas e locais importantes para a história do Rio Grande do Sul, democratizando o conhecimento e possibilitando a formação de visões críticas sobre a história local. As mais de dez mil peças, tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), se agrupam em uma ampla variedade de categorias, como iconografia, armaria, documentos, filatelia, heráldica, elementos das culturas indígenas, indumentária, instrumentos musicais, instrumentos de trabalho, máquinas, medalhas, peças de arte missioneira, mobiliário, numismática, objetos decorativos, objetos de uso pessoal, objetos ligados à Revolução Farroupilha e à Guerra do Paraguai, sigilografia, tesserologia, utensílios domésticos e viaturas.
Museu Júlio de Castilhos ocupa dois casarões históricos na rua Duque de Caxias.
Foto: Gilberto Simon
## Parques / Praças
**Parque Farroupilha** – também chamado de **Parque da Redenção** pelos gaúchos, possui 43 hectares e é o mais frequentado pela população da cidade. Possui diversos recantos, lago com pedalinhos, uma variada vegetação, estátuas, monumentos, e aos domingos é invadido por uma enorme quantidade de pessoas. Imperdível a sua visitação, preferencialmente num domingo ou sábado. O Brique da Redenção, importante feira de artesanato, antiguidades, artes plásticas e gastronomia, **fica em frente a este parque**.